Quinta Essentia Quarteto em Tatuí

Carregando mapa ....

Data / Hora
12/11/2015
14:00

Localização
Fatec Tatuí

Categorias


QUINTA ESSENTIA QUARTETO REALIZA PRIMEIRO EXPERIMENTO PARA A GRAVAÇÃO DE SEU PRÓXIMO DISCO, COM OS ALUNOS DA FATEC DE TATUÍ

Um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade e principal representante da flauta doce no Brasil, o Quinta Essentia Quarteto, se prepara para a gravação de seu próximo disco, Arte da Fuga, que faz parte das comemorações de dez anos do grupo. No dia 12 de novembro, o grupo chega à cidade de Tatuí para os primeiros experimentos dessa gravação, e realiza uma atividade junto com os alunos do curso superior de produção fonográfica, da FATEC de Tatuí.

Nesse dia, o grupo grava, junto com os alunos, algumas faixas de seu próximo álbum!

quinta essentia quarteto em tatui

QUINTA ESSENTIA EM TATUÍ

O Quinta Essentia Quarteto, principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade, está preparando uma série de atividades especiais, para a comemoração de dez anos de formação, que acontece em abril de 2016. Entre os eventos especiais, o grupo prevê o lançamento de um novo álbum: Arte da Fuga, que começa a ser gravado no próximo dia 12, com a participação especial dos alunos do curso superior de produção fonográfica, da FATEC Tatuí.

Nesse dia, o grupo realiza uma série de experimentos nos estúdios da FATEC Tatuí e grava, junto com os estudantes, algumas faixas pré-selecionadas, que integrarão o seu disco comemorativo.

Dentre o repertório já escolhido, estão músicas de novos compositores brasileiros. Com a preocupação de também ampliar o repertório para a flauta doce, o grupo convocou compositores do Brasil inteiro, para participar de seu próximo disco, enviando composições diferentes, demonstrando a versatilidade e multiplicando as possibilidades para esse instrumento encantador, que é a flauta doce.

O grupo que vem inspirando novos trabalhos, fomentando novos públicos e divulgando a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo, possui em sua formação membros que se conservam em constante capacitação pedagógica para realizar um trabalho de formação de jovens músicos e amantes da música com excelência.

Com uma agenda consistente durante o ano todo, o Quinta Essentia também mantém projetos de formação de público, para que mais pessoas conheçam a música erudita brasileira e para que a imagem da flauta doce como um instrumento musical e artístico, seja divulgada e fortalecida. Entre os projetos estão concertos didáticos em escolas e espaços culturais, a criação de um blog FlautaDoceBR que o grupo mantém com conteúdo relacionado à flauta doce, educação musical e à pesquisa e performance do instrumento, além da organização de eventos como o ENFLAMA – Encontro Nacional de Flauta Doce (www.quintaessentia.com.br/enflama), que aconteceu em sete edições itinerantes.

“Acreditamos na importância da popularização da música erudita e direcionamos parte do nosso trabalho, para aproximar as pessoas dela. Observamos músicas com mais de trezentos anos, que continuam a serem tocadas e admiradas por muitos até hoje, e consideramos isso um grande sinal de sua qualidade e mérito. Certamente, se a música clássica fosse veiculada na mídia de massa de uma forma atual e natural, não como um produto de elite, ela seria tão consumida como qualquer show de rock ou outro tipo de música” – comenta Gustavo de Francisco, integrante e um dos fundadores do quarteto.

A crítica musical ressalta a grande contribuição do Quinta Essentia para o cenário brasileiro da flauta doce, durante seus quase dez anos de formação. Nesse período, o grupo modificou o cenário da flauta doce brasileira, contribuindo com a transição de um instrumento que antes era visto apenas como um instrumento de musicalização, ampliando os espaços de atuação para o instrumento, atingindo um cenário de respeito e se apresentando por diversos concertos no Brasil.

A flauta possui uma família de instrumentos de diferentes tamanhos e timbres. O Quinta Essentia utiliza diversas flautas em suas interpretações. Os instrumentos são escolhidos de acordo com a sua sonoridade para que o grupo atinja um melhor resultado a cada novo trabalho.

Sua coleção de instrumentos é formada por exemplares antigos e modernos. Além das flautas barrocas, o grupo faz uso de um consort renascentista do luthier Adrian Brown e de flautas doces modernas como: as “square recorders”, ou como são carinhosamente reconhecidas pelo público brasileiro, as flautas doces quadradas. As flautas doces harmônicas – Helder e Tarasov, flautas “dos sonhos”, e a mais nova integrante: a flauta doce Eagle. Essa interessante coleção de instrumentos da família da flauta doce torna cada concerto uma experiência ainda mais rica para o público.

O Quinta Essentia, conhecido mundialmente como o “quarteto de flautas do Brasil”, além de se apresentar em concertos levando a música brasileira para o mundo todo, realiza um trabalho minucioso de valorização à flauta doce e de fortalecimento da música e cultura brasileira. Aberto a novas experimentações, o grupo agora une estudantes para participar de seu novo disco, repleto de novas composições.

quinta essentia tatui

DEZ ANOS DE MÚSICA

Formado por Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Felipe Araújo e Fernanda de Castro, o Quinta Essentia Quarteto, que em abril de 2016 chega aos seus dez anos de formação, além de um vasto repertório, possui uma consolidada carreira internacional, com concertos realizados em seis países (Itália, França, Alemanha, China, Namíbia, Bolívia), em sete turnês diferentes. Com a próxima turnê internacional confirmada para Maio de 2016, nos Estados Unidos, o quarteto se prepara para um período especial em comemoração aos dez anos e prevê o lançamento de um novo disco, chamado “A Arte da Fuga” de J. S. Bach.

Entre os importantes concertos realizados pelo grupo, estão abertura do Prêmio Francesco Maria Ruspoli de música barroca na Itália, e festivais consagrados de Música Antiga, como o Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana “Misiones de Chiquitos” na Bolívia, e o Festival Les Festes Baroques en Terre des Graves et du Sauternais em Bordeaux, na França.

Ganhador de diversos prêmios, o grupo possui uma discografia importante para a flauta doce no Brasil. Com o álbum La Marca (2008) resultado do Prêmio Estímulo 2007 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e seu segundo álbum, Falando Brasileiro (2014), o grupo marca a presença da flauta doce na música de câmara nacional.

Parte de um seleto grupo, o Quinta Essentia, um dos poucos grupos de música de câmara com formação estável e com um trabalho consistente e em longo prazo, termina o ano de 2015 com cerca de duzentos e cinquenta concertos realizados, chegando a realizar quarenta e três concertos em apenas um ano (em 2014).

Para saber mais sobre o trabalho e agenda do Quinta Essentia, acesse as redes sociais do grupo:

www.quintaessentia.com.br / www.facebook.com/5EOficial

www.youtube.com/essentiaquarteto / www.vimeo.com/quintaessentia

soundcloud.com/quintaessentiaquarteto

PARA ROTEIRO:

Quinta Essentia Quarteto grava faixas para o seu novo disco, que tem previsão de lançamento em 2016, como parte da comemoração de aniversário de dez anos do grupo. Junto com os alunos do curso superior de produção fonográfica, da FATEC Tatuí e utilizando canções para flautas doces enviadas por compositores do Brasil inteiro, o grupo grava no próximo dia 12 algumas faixas do disco Arte da Fuga.

Data: 12 de Novembro de 2015 – Horário: 14h00 às 17h00
Local: Fatec Tatuí – Rod. Mário Batista Mori, 971 – Jardim Aeroporto – CEP 18280-000 – Tatuí/SP Telefone: (15) 3205-7780

Evento para estudantes da FATEC

quinta essentia quarteto integrantesFICHA TÉCNICA

QUINTA ESSENTIA QUARTETO:

Felipe Araújo (flauta doce)

Fernanda de Castro (flauta doce)

Gustavo de Francisco (flauta doce)

Renata Pereira (flauta doce)

 

TURNÊ INTERNACIONAL DO QUARTETO

Jewel Box Series – Northeastern Illinois University – Chicago/IL – Estados Unidos

Dia 20 de maio de 2016 – 19h00

http://www.neiu.edu/university-life/arts-northeastern/jewel-box-series/quinta-essentia

Contato Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini // Cel: 99568-8773 // [email protected]